XENOFOBIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Vitória Maria Fini Dias Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Bragueto Ruiz Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Agner Siqueira Universidade Estadual de Londrina
  • Emily Gabriele Guimarães Universidade Estadual de Londrina
  • Elma Dessunti Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Xenofobia, Enfermagem, Covid-19

Resumo

INTRODUÇÃO: Desde o primeiro caso na China, a Covid 19 se alastrou pelo mundo no final de 2019 e início 2020. Em março de 2020 foi considerada como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde. A gênese em Wuhan aprofundou a xenofobia contra pessoas de origem asiática. OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a análise da xenofobia relacionada a Covid-19 em um projeto de ensino. METODOLOGIA: O público alvo foram 30 alunos do primeiro ano de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), inscritos no projeto de ensino: "Aspectos técnicos e éticos relacionados à Covid-19: conversas online”. Um recorte do estudo foi o tema xenofobia no contexto da pandemia. As metodologias ativas e o ensino remoto emergencial (ERE), por meio da plataforma Google meet, foram usados como estratégias de ensino. RESULTADOS: Foram abordados os seguintes aspectos: Conceito de xenofobia e sinofobia; histórico e causas da xenofobia; etnocentrismo; racismo; relatos de pessoas que sofreram ataques xenofóbicos e fake News e xenofobia na era de Covid-19. O sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem foi o estudante. O uso de metodologias ativas e ERE se apresentaram como elementos positivos no projeto. CONCLUSÃO: O objetivo do trabalho foi alcançado, mesmo no contexto do ERE. O aprendizado foi que a xenofobia está ligada ao etnocentrismo, ao racismo e aos estereótipos. Debateu-se sobre aumento do número de casos xenofóbicos durante a pandemia e que o tema está associado as Fake News.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-28