A ARTICULAÇÃO INSPIRANDO A CRIAÇÃO DE VOCALISES

  • Leticia da Silva Marchioli Universidade Estadual de Londrina
  • Heloiza de Castello Branco Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Canto, Pedagogia vocal, Articulação

Resumo

O desenvolvimento da voz cantada depende de uma boa consciência corporal no que se refere às questões de articulação das palavras. Levar esses conhecimentos de forma acessível e lúdica é um dos trabalhos do professor de canto. Cada aluno apresenta desafios diferentes, o que exigirá do professor uma abordagem individualizada. Uma forma de alavancar a boa articulação é a criação de vocalizes (exercícios com vogais ou sílabas), que vão, ao longo de sua prática, corrigir algum aspecto articulatório, auxiliando o aluno a cantar com mais qualidade e menos impacto (entende-se por impacto qualquer coisa que, a curto ou longo prazo, prejudique a voz ou qualquer parte do corpo envolvida no processo). A metodologia surgiu a partir de levantamento bibliográfico dos textos estudados no Projeto de Ensino ‘Reflexões em torno da formação do professor de canto na Licenciatura em Música’. Noções da articulação de vogais e consoantes, estudadas em Coelho(1) e McKinney(2) serviram de base para a criação de vocalizes pensados para situações específicas. Os exercícios pensados para a solução de desafios individuais mostraram-se satisfatórios, evidenciando que o professor de canto deve estar sempre atento a criar soluções novas baseando-se em seus estudos anteriores.

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Publicado
2021-12-14