A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES NO FORMATO REMOTO

  • Bruna Tochi Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Emanuelly Roque Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Isabelle Ribeiro Bernardes Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Formação de Professores, Relato de Experiência, Ensino Remoto

Resumo

Objetiva-se neste projeto de ensino expor a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para a formação de futuros professores no formato remoto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O problema a ser respondido neste projeto de pesquisa foi a seguinte questão: De que forma o PIBID, no formato remoto, pode contribuir para a formação de futuros professores? O projeto de pesquisa propôs comentários sobre como o PIBID proporcionou aos estudantes participantes do programa um primeiro contato com a docência ainda nos primeiros anos de curso, a oportunidade de fontes que serão utilizadas como bases para a futura atuação e assim como as práticas utilizadas dentro do programa, mesmo ainda no formato de ensino remoto que precisou ser adotado por motivos de restrições da Covid-19. Quanto à metodologia utilizou-se de referências bibliográficas e relatos de experiência das estudantes do primeiro e segundo ano do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, expondo suas vivências a respeito dos encontros virtuais e a discussão dos textos. A realização do projeto de pesquisa apontou que mesmo com as limitações da pandemia houve nas estudantes a construção de conhecimentos e o reconhecimento da importância da atuação docente, das leituras literárias para as crianças, assim como a importância de o processo de alfabetização ser efetivado em sua plenitude e o reconhecimento de que o programa oferece uma visão ampla da prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-14