A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTE E O ENSINO DA ARTE AFRO-BRASILEIRA NA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA

  • Gustavo Bernardo da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Henrique Jun Yoshida Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação Básica, Arte Afro-Brasileira, Formação de Professor

Resumo

O ensino de Arte na educação básica tem sido negligenciado pelos administradores em nível estadual, entretanto, com o Programa Residência Pedagógica proposto pela CAPES está sendo possível aprimorar a formação e a ação docente, pois a troca que se estabelece entre professores em formação e Preceptor da Educação Básica Pública nos aproxima muito da realidade da sala de aula. A pandemia, por sua vez, nos obrigou a uma mudança na elaboração das aulas, pois a não presencialidade exige refinamento técnico e clareza de conceitos de modo a envolver os alunos positivamente. As propostas elaboradas contemplaram uma dialogicidade que nem sempre acontece na sala de aula e, mais especificamente, as aulas voltadas para a cultura Afro-Brasileira suscitaram muitos questionamentos, denunciando de certa forma, que o assunto nunca havia sido tratado da forma como propusemos. Objetivo: refletir acerca das questões relacionadas à cultura Afro-Brasileira realizadas no ensino de Arte visando a conscientização sobre as questões raciais que dizem respeito a todos nós. Metodologia: pesquisa teórica sobre os conteúdos apresentados pela SEED, para posterior aula ministrada aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Vicente Rijo, no presente ano, remota e síncrona com utilização de slides. Observamos a participação efetiva dos alunos negros estabelecendo um diálogo crítico. Resultados: Esta situação promoveu maior integração e acolhimento por parte da turma. Os alunos compreenderam o significado da proposta no que se refere ao aprofundamento do tema. Conclusões: a proposta revelou a importância deste Programas por contribuir significativamente na formação inicial de Professores.

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Publicado
2021-12-14