A FORMAÇÃO DOCENTE PARA UM CONTEXTO DIGITAL: PROCESSOS DE ADESÃO E RESISTÊNCIA A RESOLUÇÃO CNE/CP N° 2/2019 NAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ

  • Marcel Sproesser Mathias Universidade Estadual de Londrina
  • Angela Maria de Sousa Lima Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Formação docente, Tecnologias digitais, Ensino de Sociologia, Sociologia Digital

Resumo

Esta pesquisa se propõe a analisar a recontextualização pedagógica das concepções curriculares sobre tecnologias digitais nas Licenciaturas de Ciências Sociais, nas Universidades Estaduais do Paraná, partindo de uma perspectiva de que essas tecnologias são parte estruturante da realidade (SANTAELLA, 2010) e que permeiam o mundo social em sua totalidade (NASCIMENTO, 2020), promovendo um processo de digitalização da vida (LUPTON, 2015). Para a análise, a Resolução CNE/CP n° 2/2019 será tomada como corpus documental desta pesquisa, por ser o documento que determina a Base Nacional Comum da formação inicial de docentes da Educação Básica, após publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instituída pelas Resoluções CNE/CP n° 2/2017 e CNE/CP n° 4/2018 no Ensino Médio. O recorte do objeto terá como base as Licenciaturas em Ciências Sociais nas Universidades Estaduais do Paraná, e a análise será pautada nos processos de adesão e resistência à implantação da Resolução CNE/CP n° 2/2019 nos currículos desses cursos. A análise deste trabalho será pautada na teoria de Análise de Currículo de Bernstein (2003a, 2003b), levando em conta as relações de poder presentes nas instituições de ensino públicas. Também será estabelecido um diálogo com as teorias acerca dos impactos das tecnologias digitais na Educação, por meio das discussões promovidas por Hobbs (2010), Frau-Meigs (2012, 2013), Frau-Meigs et al (2019a, 2019b), Martens e Hobbs (2015), Santaella (2010) e Selwyn (2011), e nas dinâmicas sociais em uma perspectiva mais ampla, por meio das discussões de Lupton (2015), Nascimento (2020) e Selwyn (2011, 2019).

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Publicado
2021-12-14