A GLOBALIZAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA E O USO DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS

  • João Victor Silva Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Fernandes Paula-Shinobu Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Globalização, Recurso audiovisual, Consumismo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a apresentação da temática da globalização aos alunos do ensino fundamental II do Colégio Hugo Simas com a inserção da linguagem audiovisual. Dessa forma, buscou-se analisar os recursos audiovisuais no ensino de Geografia abordando a globalização, desde seus primórdios até os tempos atuais, com algumas reflexões: Qual a relação do tema com o dia a dia dos estudantes? Qual a influência da globalização para com o desenvolvimento intelectual deles? Quais aspectos eles conseguem observar no seu dia a dia antes e durante a pandemia? Como a temática é observada nos ambientes que vivem e frequentam? e como eles podem relacionar o tema no atual cenário mundial que enfrentamos uma das maiores crises sanitárias de toda história? Dessa forma, procurou-se explorar as metodologias de ensino dos temas abordados, possibilitando perceber que fazem parte de um mundo globalizado na atual conjuntura política, econômica e educacional, dessa forma os estudantes do 9° ano desenvolveram uma atividade com a música “Brankobran Rap Geográfico” que trata em seus quase quatro minutos, a respeito da globalização e seus processos exploratório no mundo capitalista, além da forma como é imposta pelas grandes corporações e pela mídia. Uma frase que marca esse rap é “globalização capitalista exploração de mão de obra, põe na lista multinacional com país pobre em vista, invista insista na lógica consumista”, levando os alunos a perceberem que o processo de globalização mundial, além de explorar recursos e mão-de-obra humana, incentivam o consumismo e, consequentemente, ampliam a crise ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-14