A IMPORTÂNCIA DO INCENTIVO A LEITURA PARA AS CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

  • Bruna da Silva Duarte Universidade Estadual de Londrina
  • Jaqueline Pereira Pedro Universidade Estadual de Londrina
  • Nayara Ellen Furtuoso Tavares Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: PIBID, literatura infantil, desenvolvimento

Resumo

O atual trabalho tem como objetivo apresentar a importância do incentivo a leitura para as crianças em processo de alfabetização, como a leitura pode ajudar no desenvolvimento dos alunos e mostrar de que maneira a pandemia afetou esse momento de leitura. Muitas escolas possuem horários nas grades dos alunos para empréstimos semanais de livros, visitas à biblioteca, hora do conto, momentos pensados para o desenvolvimento dos alunos, horários que as crianças têm para ouvir ou ler a história sozinha. Antes da pandemia os alunos da Escola Municipal Doutor Joaquim Vicente de Castro, a qual nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) fazemos as intervenções em sala, tinham acesso rápido e fácil aos livros, incentivados pela escola e professores, dentro e fora da sala de aula, porém com a pandemia foi proibido o empréstimo de livros da biblioteca da escola, dificultando esse desenvolvimento e aumentando a quantidade de alunos sem acesso a livros. Infelizmente poucas são as crianças que possuem uma realidade prazerosa de acesso a bons livros em casa, muitas vezes esses momentos de leitura ocorrem somente na escola, pois não há o incentivo dos pais ou responsáveis dentro de casa, não por falta de interesse, mas por falta de tempo e instrução para isso. A leitura para as crianças dos anos iniciais da alfabetização é essencial nessa fase, pois traz inúmeros benefícios para o leitor iniciante, é algo imprescindível no processo de ensino aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-14