A IMPORTÂNCIA DO PAPEL SOCIAL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Ynara Victoria Borges Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Dirce Aparecida Foletto de Moraes Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Intervenções, Função social da escola, Pedagogia Histórico Crítica

Resumo

O seguinte trabalho teve como agência financiadora o Programa da Residência Pedagógica UEL/CAPES segunda edição, gestão 2020/2021, ofertada pelo curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. O trabalho tem como objetivo evidenciar a importância do papel social da escola na formação dos estudantes em tempos de pandemia a partir da Pedagogia Histórico-Crítica de Demerval Saviani e das intervenções realizadas com os estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental. Na metodologia utilizada optou-se pela observação das intervenções realizadas com 25 estudantes do período matutino do 1º Ano do Colégio de Aplicação José Aragão Aloísio da UEL, que assistiram às aulas por meio do ensino remoto. O resultado evidenciou que os estudantes já compreendem que o espaço escolar afeta de forma significativa a vida e a convivência em sociedade, pois durante as intervenções foi possível observar a importância da escola nas trocas de experiências, no contato com os colegas e na interação com o espaço em si que carrega consigo uma intencionalidade. Ademais, o espaço escolar tem uma preparação para receber os estudantes em termos de estrutura, ambiente propício para estudar, conteúdos sistematizados, professores e gestores qualificados e um espaço que favorece a aquisição do conhecimento científico. Para além desta especificidade a escola é lugar onde se constrói histórias e se faz o futuro.

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Publicado
2021-12-14