A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO ENTRE BRASIL, CHILE E COLÔMBIA

  • Bruna Alves da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Eduarda Avani Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Andreia de Freitas Zômpero Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Organização escolar, América Latina, Ensino

Resumo

Este estudo é parte de um projeto amplo que investiga currículos de Ciências da Natureza em países da América Latina. Foram apresentados os dados apenas do Chile e Colômbia. Portanto, teve-se a necessidade de analisar como as fases de escolaridade estão organizadas em cada país. O objetivo foi identificar as fases de escolaridade estabelecidas em todos os períodos e idades de cada país e compará-las com o Brasil. A pesquisa é qualitativa, exploratória e documental. Foram analisados documentos oficiais, bem como a obrigatoriedade das fases escolares dos três países. Por fim, foi construído um esquema englobando todas as informações obtidas. Os resultados para o Chile indicam a idade da Educação infantil de 0 a 6 anos, educação primária 6 a 13 anos, educação secundária 13 a 17 anos, sendo essas duas últimas obrigatórias, na Colômbia a educação Infantil é de 3 a 6 anos, educação primária e secundária 6 a 14 anos e obrigatórias, e educação média 15 a 17 anos. Em conclusão, a educação primária e secundária da Colômbia e Educação Primária do Chile correspondem ao ensino fundamental do Brasil, já a educação secundária do Chile e educação média na Colômbia correspondem ao ensino médio do Brasil e a obrigatoriedade se estende da educação infantil ao ensino médio no Brasil.

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Publicado
2021-12-14