À PROCURA DA INTERPRETAÇÃO ‘DAQUELA’ CANÇÃO

  • Gustavo Crevelato dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Heloiza de Castello Branco Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: canção, início e fim dos sons, canto

Resumo

O processo de ensino aprendizagem de canto na Licenciatura em Música é direcionado para a construção de habilidades para a execução de canções populares. O cantor popular urbano contemporâneo, segundo Abreu, em sua interpretação de uma canção só respeita uma coisa na composição – o texto. Muitas características foram incorporadas na canção hoje: impurezas no som, emissão e apoio aproximados aos da fala, ressonâncias variadas, quebra de registros, extensão pequena, e grande liberdade para variar a melodia, a rítmica, o andamento e o arranjo da canção. São as palavras que asseguram que certa canção está sendo executada. A articulação das vogais e consoantes, a associação das notas com a melodia, o sentido da letra são elementos essenciais para a construção da performance do cantor. Outro recurso que pode contribuir neste processo é o domínio das três formas de início e fim dos sons, indicado por autores como Miller, Rubim e Estill, que ajudam a estabelecer uma moldura sonora para o cantor expressar suas ideias a respeito da canção. Esta pesquisa busca identificar situações em que o cantor, de forma consciente ou não, inicia os sons com as possibilidades citadas.

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Publicado
2021-12-14