A UTILIZAÇÃO DO QUIZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Ana Cláudia Colling Fontana Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Fernandes Paula-Shinobu Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino remoto, Quiz, População Europeia

Resumo

O ensino de Geografia tem como intuito levar os alunos a colocarem em prática os conteúdos aprendidos em salas de aula, estabelecendo relações entre teoria e prática no seu espaço de vivência. Dessa forma, a aula aplicada no programa de Resididência Pedagógica teve por objetivo permitir ao discente, em processo de formação, conhecer a População Europeia. Possibilitando compreender sobre a diversidade, as divisões populacionais, imigrações e emigrações, xenofobia, economia, etc. Após as explicações sobre o conteúdo, o Quiz foi utilizado como dinâmica e avaliação de aprendizagem. Além de levar o discente a construir condições para realizar as atividades pedagógicas projetada de maneira interativa, há o desenvolvimento do senso crítico, em que o aluno se questiona sobre os conhecimentos trabalhados. Contudo, para observar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, após o desenvolvimento do tema via ensino remoto, utilizou-se o Quiz, como ferramenta pedagógica, observando o desemprenho na atividade, dos vinte e seis jogadores-discentes, todos finalizaram com mais de 60% de acerto, as 10 perguntas. A participação dos alunos foi muito significativa nesta atividade, gerando conexões docente-dicente, mesmo que de maneira remota, uma vez que, descontrações acabam fazendo a aula fluir mais, trazendo a lembrança dos velhos tempos de quando as aulas ainda eram presenciais. Dessa forma, percebeu-se que quando se utilizava de ferramentas tradicionais, perguntas e respostas ou atividades a serem entregues, os alunos não participavam, mas com o uso do Quiz, a participação foi expressiva e é possível dizer que o processo de ensino-aprendizagem foi atingido, visto os acertos apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-14