ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO GOOGLE CLASSROOM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO PERÍODO PANDÊMICO

  • Roseli de Barros Andrelino Universidade Estadual de Londrina
  • Allan James de Castro Bussmann Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Google Classroom, Ensino remoto, Práticas pedagógicas, Processo ensino-aprendizagem

Resumo

O presente estudo, apesenta uma investigação sobre a eficácia da utilização dos recursos da plataforma do Google Classroom e sua contribuição no processo remoto de ensino-aprendizagem, durante o período de pandemia do Covid-19. O objetivo da pesquisa foi analisar se as aulas remotas mediadas pela ferramenta nesse período, resultou em metodologias e práticas pedagógicas diferenciadas e resultou no aprendizado eficaz. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, utilizou-se como método, observação de sala de aula virtual e aplicação de instrumento de pesquisa para posterior análise. A observação foi realizada em uma sala de aula virtual do Google Classroom, na turma do 3º ano do ensino médio integrado de uma escola estadual da cidade de Londrina. Após a observação foi aplicado dois instrumentos de pesquisa de campo para levantamento de dados, um direcionado ao grupo de educadores e outro ao grupo de estudantes. Os resultados da pesquisa apontam o alto índice de aceitação do uso da ferramenta tanto pelos educadores como pelos estudantes. A flexibilidade de acesso por diferentes tipos de dispositivos e a facilidade de uso e manejo dos conteúdos foram as vantagens mais citadas na pesquisa. Desta forma ficou evidente a relevância e eficácia do Google Classroom como mecanismo para se obter maior interação entre educadores e estudantes transformando o ensino remoto num espaço colaborativo e de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-14