AULAS SOBRE PIRÂMIDES ECOLÓGICAS

  • Beatriz Martins da Costa Passos Moreira Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriele Rossatto Pena Universidade Estadual de Londrina
  • Andreia Avian Espinoza Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: educação, ciência, aprendizagem

Resumo

“Pirâmides Ecológicas” é um assunto abordado nos vestibulares, que tem como importância explicar o ciclo da matéria no ambiente, além da energia, atrelada à cadeia alimentar. O objetivo foi trabalhar uma aula com essa temática de forma contextualizada, iniciando o conteúdo para o ensino fundamental e retomando com o médio. Para o ensino médio, o objetivo foi relembrar os conceitos básicos e a abordagem da temática mais voltada para o vestibular, de forma que os mesmos consigam responder às questões, identificando o assunto. A elaboração se deu por meio de pesquisas sobre o tema em um período de três meses. Foram preparados slides, focando em elementos ilustrativos, linguagem e cores pertinentes para cada idade, de forma a ficar o mais familiar possível. O conteúdo foi dividido de forma que o raciocínio seguisse de modo linear e lógico. Ao final de cada aula do ensino fundamental II, realizamos uma dinâmica onde os alunos colocam em prática o conhecimento adquirido, através de um jogo. Para os alunos do ensino médio, foram selecionadas questões de vestibular, para que se familiarizassem com a abordagem do assunto. Como resultado, foi elaborada uma aula que inclui tanto a educação teórica como prática (na medida do possível, de forma remota), além de discussões, onde os alunos demonstraram curiosidade acerca do assunto, também se interessando com a dinâmica virtual, podendo aplicar o conhecimento de forma interativa. O tema pôde ser bem abordado em todas as séries, onde houve a compreensão ampla, tornando o assunto mais familiar e compreensível.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-15