CONSTRUÇÃO PRELIMINAR DE UM GUIA SOBRE O TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL PARA ADOLESCENTES
Resumo
Introdução: O Transtorno de ansiedade social (TAS) ou fobia social caracteriza-se pela ansiedade e medo intensos e exagerados quando o sujeito é submetido à avaliação por pessoas desconhecidas ou em contexto público, acarretando inúmeros prejuízos nos aspectos emocional, acadêmico, profissional, autoconhecimento, autoestima, dentre outros. Objetivo: Realizar levantamento bibliográfico visando construção preliminar de guia para auxílio de adolescentes com o transtorno.Metodologia:Pesquisa em bases de dados SciELO, CAPES/MEC e PubMed/MEDLINE. Para a busca foram considerados os descritores: Psicopatologia e análise do comportamento, transtorno de ansiedade social, adolescentes, fobia social, psychopathology and behavior analysis, social phobia, social anxiety disorder, adolescents ,livros e capítulos de livros Os critérios de inclusão se basearam em artigos que possuíam os descritores citados e com acesso livre. Após a leitura dos artigos, capítulos de livros e livros sobre TAS, psicopatologia na visão analítica comportamental e adolescentes, foram excluídos os repetidos, bem como os que não possuíam relação direta com os objetivos da pesquisa. As reuniões para a construção e discussão teórica do guia ocorreram por meio da Plataforma Google Meet, em função do momento pandêmico da Covid-19. Os resultados preliminares mostram que o material selecionado possibilitou a compilação dos temas que serão abordados no Guia. Assim, há um “boneco” de como será o guia definitivo. Considerações Finais: Construir um guia é um desafio, uma vez que conhecimentos tão distintos se entrelaçarão. Espera-se que depois de finalizado, este seja utilizado por profissionais de saúde e educação, ajudando na compreensão do TAS e no encaminhamento adequado de pacientes.