CONTRIBUIÇÕES DA EMPRESA JÚNIOR DE PSICOLOGIA DA UEL EM TEMPOS DE COVID-19: DIAGNÓSTICO EM SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO JUNTO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

  • Gabriela Carvalho Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • André Luís Vizzaccaro-Amaral Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Empresa Júnior, Prestação de Serviços, Pandemia, Investigação Psicossocial, Diagnóstico em Saúde Mental

Resumo

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) é constituído por mais de 1.200 empresas juniores (EJ) em cerca de 226 universidades no Brasil. Criado na França em 1967, o MEJ chegou ao Brasil em 1988 e foi regulamentado pela Lei 13.267/2016. Desde sua formulação, o MEJ propõe uma maior integração entre teoria e prática, aproximando a universidade da sociedade e executando projetos de natureza extensionista. Nesse sentido, um dos desafios do MEJ é garantir a qualidade técnico-científica de seus projetos em um contexto de inovações constantes, algo possível ao integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar os resultados de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Empresa Júnior de Psicologia da UEL e o Centro Acadêmico de um curso de graduação, na área de exatas, de uma universidade pública, para a realização de serviços de diagnóstico em saúde mental no contexto da formação para o trabalho junto aos estudantes, considerando o contexto pandêmico. Amparado no paradigma qualitativo, no método dialético e na análise de conteúdo, foi realizada uma pesquisa documental junto ao relatório final do ACT. Os resultados apontaram que houve 77 respostas ao instrumental disponibilizado pelo Google Forms e 06 entrevistas, pelo Google Meet, com estudantes da 1ª à 5ª série do curso. No cômputo geral, foi constatado estresse acadêmico entre os estudantes respondentes, identificado sofrimento psíquico com indicação para atendimento especializado, sintomas relacionados à ansiedade, depressão e distúrbios somatoformes e identificado nexo de concausalidade com as atividades acadêmicas.

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Publicado
2021-12-15