CRISTAIS LÍQUIDOS E BOLHAS DE SABÃO

  • Luiz Fernando da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Manuel Simões Filho Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Transposição Didática, Física Moderna, Cristais Líquidos, Bolhas de Sabão, Ensino Básico

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de apresentar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, e até mesmo ao Ensino Superior, a relação entre os Cristais Líquidos e as Bolhas de Sabão. Adequar para a Educação Básica assuntos complexos da Física Moderna e Contemporânea com linguagem mais acessível para algo extremamente encantador na vida de qualquer criança. Relacionar as semelhanças entre os cristais líquidos e as bolhas de sabão, baseando-se na Transposição Didática de Yves Chevallard, definido como “a transição do conhecimento considerado como uma ferramenta a ser posto em prática, para o conhecimento como algo a ser ensinado e aprendido”. Com base em pesquisas e leituras de artigos científicos, foi elaborado um seminário detalhando um breve histórico, relatando como ocorreu a descoberta dos cristais líquidos, seus tipos e características e aplicações, assim como, a semelhança estrutural, físico-química das bolhas de sabão. O seminário foi apresentado aos participantes do Grupo de Estudos em Cosmologia coordenado pelo Prof. Dr. Manuel Simões Filho e adaptado para ser aplicado durante as aulas das turmas de Ensino Fundamental e Médio. Com as novas componentes curriculares e a nova BNCC, cabe ao professor saber relacionar assuntos poucos explorados no ensino básico e relacioná-los ao cotidiano dos alunos, visando a melhoria da aprendizagem e apreensão de conhecimentos.

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Publicado
2021-12-15