ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO PARA O ENSINO ON-LINE DE LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

  • Ana Luísa Iliescu Perine Universidade Estadual de Londrina
  • Débora Vitória Palhano de Moura Universidade Estadual de Londrina
  • Júlia Ramalho Batara Universidade Estadual de Londrina
  • Victória Viude Verris Universidade Estadual de Londrina
  • Karen Alves de Andrade Moscardini Universidade Estadual de Londrina
  • Delanne Ferraz Mafra Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: PIBID, ensino, Língua Portuguesa, metodologias

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), voltado para alunos do 1º e 2º ano de licenciaturas, visa à aproximação – sob uma perspectiva docente – dos graduandos com o ambiente escolar. Todavia, nesta edição do Programa, o contato com os estudantes do ensino regular foi prejudicado devido à pandemia da Covid-19. Tendo isso em vista, este trabalho busca apresentar estratégias utilizadas pelos pibidianos, em atividades de regência, que visavam à continuidade do processo de aprendizagem, mesmo em contexto diverso, adequando metodologias à realidade de ensino (BUNZEN e MENDONÇA, 2006). Dentre as estratégias de mediação da aprendizagem, está o uso de gêneros textuais multimodais, bem como recursos disponíveis no Google Meet e no Classroom. Os resultados, embora não fossem plenamente satisfatórios, tornaram-se evidentes, tanto pela interação durante as aulas quanto pela devolutiva das atividades. Tem-se, portanto, que não se deve entender as estratégias de ensino como consolidadas e inalteráveis, especialmente em períodos emergenciais, cabendo ao professor compreender as necessidades dos estudantes frente às intercorrências e aos recursos disponíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-16