FORMAÇÃO DOCENTE: PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

  • Ingrid Caroline de Oliveira Ausec Universidade Estadual de Londrina
  • Luana Haruka Kawagoe Universidade Estadual de Londrina
  • Karen Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: formação docente, ensino superior, acessibilidade

Resumo

Este trabalho teve por objetivo apresentar o curso de extensão “Formação docente: processo ensino-aprendizagem estudantes com deficiência e altas habilidades/superdotação” realizado de fevereiro a outubro de 2021 por meio remoto, coordenado pela equipe do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual de Londrina (NAC - UEL). O curso foi organizado para promover a formação continuada e em serviço de docentes sobre temas relacionados à Educação Especial e Inclusão no Ensino Superior, bem como possibilitar a troca de experiências no processo de ensino-aprendizagem. Foram realizados sete encontros com duração de duas horas. Conduziram as discussões profissionais da UEL, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR campi Londrina e Curitiba) e Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (SEED). Os temas abordados foram referentes à acessibilidade no ensino remoto emergencial, sistema de cotas para pessoas com deficiência no ensino superior e especificidades do estudante com surdez, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. Participaram do evento docentes e estudantes da UEL e outras universidades. Os resultados revelam que a iniciativa atendeu ao objetivo proposto e indicam a importância da continuidade no ano de 2022, com ampliação da formação com oferta de oficinas temáticas voltadas para docentes do ensino superior para continuamente atualizar o conhecimento e a conscientização sobre o tema, para promover a troca enriquecedora de experiências docentes, além de incentivar tanto a reflexão quanto às práticas inclusivas dentro da Universidade.

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Publicado
2021-12-16