FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL POR MEIO DE CONTEÚDO DIGITAL

  • Ingrid Caroline de Oliveira Ausec Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Clara de Freitas Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: autismo, surdez, LIBRAS, conteúdo digital

Resumo

O Núcleo de Acessibilidade (NAC) realiza ações voltadas para o público-alvo da educação especial matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UEL, bem como docentes e comunidade externa. Em 2021, com a entrada de novos integrantes na equipe com conhecimentos específicos nas áreas de conhecimento relacionadas a autismo e surdez, foram delineadas ações para informar e promover formação continuada à comunidade. O objetivo deste trabalho foi apresentar a criação de duas abas no site do NAC, com conteúdos e ações específicas voltados a estas temáticas. Para a aba “UEL em LIBRAS”, elegeu-se a estratégia de gravação de vídeos, disponibilizando dicas, sinais e orientações. Para a aba “Autismo e Universidade”, elegeu-se a elaboração de um vídeo informativo e a organização de conteúdos relacionados ao tema que já foram produzidos e agrupados. Também foi elaborado e disponibilizado um questionário para mapeamento de estudantes que possam estar no espectro autista e oferecidos links de coletivos autistas de outras universidades. A primeira estratégia da equipe foi promover a divulgação das abas por meio dos e-mails institucionais e redes sociais do NAC. Todos os vídeos produzidos foram disponibilizados em um canal no YOUTUBE e as visualizações, compartilhamentos e comentários apontam para a pertinência dos temas. Como conclusões, destaca-se a importância de promover conteúdo de fácil acesso para que a comunidade possa ter informação de qualidade. Para o futuro, reitera-se a necessidade de aumentar a divulgação das abas e de ampliar a busca e divulgação de novos conteúdos relacionados a outras áreas do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-16