GAMIFICAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO PIBID

  • Mariana Gregório Arcari Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Eduarda de Moraes Casari Universidade Estadual de Londrina
  • André Lopes Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Jogos, metodologias ativas, ensino de história, recursos didáticos, interação

Resumo

Introdução: O trabalho foi desenvolvido em sala de aula por meio da gamificação, ou seja, utilização de jogos para o ensino com o objetivo didático de interação e diversificação da apreensão do conteúdo. Objetivo: Realizar uma revisão do conteúdo por meio do jogo, fixando conceitos gerais assim como informações relevantes de um amplo contexto da Revolução Francesa. Metodologia: O trabalho foi feito via Google Meet no dia 08/06/2021, com apresentação de um jogo, que propunha uma disputa de pontos entre os estudantes para aqueles que acertassem os conceitos e participassem da aula. Resultados: A atividade desenvolvida produziu resultados positivos, gerando interação entre os alunos e conosco, estagiários. Além disso, com a apresentação do jogo didático, foi feita uma revisão que auxiliou na prova bimestral, sendo a Revolução Francesa – tema do jogo – o conteúdo mais acertado na avaliação. Conclusões: Com isso, as metodologias ativas se mostram importantes para o aprendizado, ainda mais em um contexto de pandemia, que desestimula a interação em sala de aula. A aplicação do recurso didático refletiu no desempenho dos alunos e fez com que os mesmos se empenhassem para resolverem o jogo.

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Publicado
2021-12-16