GRUPO DE REVISÃO POR PARES DE GÊNEROS ACADÊMICO-CIENTÍFICOS: APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

  • Isadora Teixeira Moraes Universidade Estadual de Londrina
  • Paula Kracker Francescon Universidade Estadual de Londrina
  • Henrique de Paiva Soares Universidade Estadual de Londrina
  • Isadora Aviles Cabrera Nuvoli Correia Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Letramentos Acadêmico-Científicos, Avaliação por Pares, Gêneros Acadêmico-Científicos, Avaliação para a Aprendizagem

Resumo

Compreendemos letramentos acadêmico-científicos como um conjunto de práticas sociais intrínsecas ao contexto universitário e consideramos a necessidade de inclusão de ingressantes no contexto acadêmico e suas práticas (FIAD, 2011), assim como a avaliação como instrumento para alavancar a aprendizagem do/a aluno/a (HADJI, 2001; SCARAMUCCI, 2006). Dentre outros fatores, uma importante estratégia da avaliação voltada para a aprendizagem é a avaliação por pares (HAMP-LYONS, 2017), tendo em vista que esta estimula a autonomia do/a aluno/a e o/a torna mais agente de sua aprendizagem (CARLESS; BOUD, 2018). O objetivo deste trabalho é apresentar o Grupo de Revisão por Pares de Gêneros Acadêmico-Científicos (GRP), uma proposta do LILA (Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos). Neste grupo, mestrandos de instituições do Paraná compartilham artigos/dissertações de sua autoria e recebem feedback dos pares mediado por listas de verificação de gêneros, fichas de avaliação para autores/as e de autoavaliação para revisores/as. As atividades foram planejadas com base em avaliação diagnóstica e são ajustadas de acordo com as necessidades dos/as participantes. Esperamos que esta apresentação elucide as características de um GRP e sua importância para a formação de autores/as mais seguros e cientes dos gêneros acadêmicos.

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Publicado
2021-12-16