IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE MONITORIA ESPECIALIZADA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PANDEMIA DO COVID-19

  • Laura Maringoli Mitt Universidade Estadual de Londrina
  • Luana Haruka Kawagoe Universidade Estadual de Londrina
  • Mônica Lissa Saito Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Clara de Freitas Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino superior, público-alvo da educação especial, ensino remoto emergencial

Resumo

Durante a pandemia do Covid-19, foi preciso adaptar para o modo remoto os projetos do Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC). O objetivo deste trabalho é apresentar a implementação de um desses projetos, de monitoria especializada, considerando as condições sanitárias e desafios específicos do ensino remoto emergencial. Inicialmente, via divulgações em e-mail e redes sociais, foram selecionadas cinco monitoras graduandas de Psicologia e Pedagogia. Elas realizaram capacitação online (Google Classroom), que consistiu em: reuniões online (Google meet), videoaulas, leitura de textos, rodas de conversa e discussões sobre Educação Inclusiva e Educação Especial no Ensino Superior organizadas pela equipe do NAC. Cerca de quatro meses após o início da capacitação, os atendimentos foram iniciados com estudantes indicados pela equipe do NAC. Os atendimentos têm acontecido com duplas de monitoras e um monitorando, em sessões online síncronas (Google Meet). As monitoras realizam supervisões semanais com a equipe do NAC (Google Meet), com duas horas de duração, e contam com outras duas horas semanais para formação complementar. A periodicidade dos encontros síncronos (semanais, quinzenais ou esporádicos) e as atividades realizadas variam de acordo com as demandas do monitorando. Conclui-se que o formato online tem sido apropriado para a realização das atividades de monitoria especializada, tendo mostrado resultados preliminares positivos, alcançando seu objetivo inicial de promover a permanência na universidade do monitorando, além de enriquecer a formação das monitoras no aprofundamento teórico-prático em Educação Especial.

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Publicado
2021-12-17