LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA

  • Allysson Antonucci de Campos Universidade Estadual de Londrina
  • Bella Rocxane Martins Figliaggi Universidade Estadual de Londrina
  • Gustavo Sylvio de Paula Menani Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo de Almeida Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Antonio Liboni Filho Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: livro, matemática, vestibulares, ensino médio

Resumo

Com base no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado em 2018, foi constatado que 68,1% dos estudantes brasileiros estão no pior nível de proficiência em matemática ou não possuem nível básico. Nesse sentido, o grupo se propôs a criar um livro de matemática básica de qualidade e disponibilizá-lo gratuitamente. O objetivo é abordar conteúdos previstos nos vestibulares, com o intuito de ajudar os estudantes a ingressar na universidade. No projeto, iniciado em outubro de 2020, os integrantes do grupo foram divididos em comissões responsáveis pelas artes, conteúdos, estrutura, diagramação e organização. Além disso, os integrantes participaram da escrita e da correção dos capítulos. Como o projeto foi desenvolvido de forma virtual, o grupo utilizou o Slack, ferramenta para comunicação e organização das tarefas. Ademais, o grupo utilizou um único editor de texto, de modo a padronizar os textos e guiar os autores na mesma estrutura didática. Atualmente, o livro se encontra com mais de seiscentas páginas autorais prontas, abordando doze conteúdos do Ensino Médio e um apêndice com conteúdos complementares. A etapa seguinte será imprimir cópias do livro e distribuí-las em bibliotecas e cursos pré-vestibulares gratuitos. Outrossim, também iremos disponibilizar o PDF do livro gratuitamente. Embora o projeto ainda esteja incompleto, é evidente a sua importância para cada participante, visto que a experiência no desenvolvimento de um livro é enriquecedora, como também tem grande potencial para ajudar os estudantes do ensino médio a sanarem seus déficits em matemática e estarem mais aptos a ingressar no ensino superior.

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Publicado
2021-12-17