OFICINA PEDAGÓGICA: PAISAGEM, CONCEITOS, CONTEXTOS E VIVÊNCIAS

  • Laura Gomes da Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Victor Hugo Ferreira Motta Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Fernandes Paula Shinobu Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Categorias Geográficas, Ensino Remoto, Residentes

Resumo

A oficina ocorreu por meio do projeto Residência Pedagógica do curso de Geografia. O tema nela exposto é essencial para essa disciplina em âmbito escolar, uma vez que, as categorias geográficas norteiam o processo de ensino aprendizagem da Geografia. O trabalho teve por objetivo, apresentar aos alunos a importância que a categoria de paisagem exerce na compreensão do espaço geográfico e como esta se modifica junto dele. A oficina foi desenvolvida com as turmas de 8º ano do Colégio Estadual Polivalente, no Município de Londrina - PR, no dia 26 de junho de 2021, e ocorreu de maneira remota, devido a pandemia do Covid – 19, através da plataforma Google Meet. De início, através de uma apresentação de slides, os residentes exibiram os significados das categorias de espaço, lugar, território e região, e logo após, deram início ao foco da oficina: a categoria de paisagem. Nesse momento, foi apresentado aos alunos presentes, as modificações sofridas ao longo dos anos no significado de tal categoria, como esta é entendida atualmente e a definição da mesma pela visão de importantes geógrafos. Foi proposta pelos residentes como forma de atividade, a análise e comparação de algumas paisagens de cidades paranaenses com o município de Londrina, tendo por objetivo, fazer com que os alunos identificassem as paisagens de sua cidade e consequentemente conhecessem outras do Estado. Por fim, a experiência foi positiva, os alunos demostraram interesse pelo assunto e foram participativos, apesar do ambiente remoto pelo qual se deu a atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-17