PERSPECTIVAS INTERCULTURAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES INDÍGENAS

  • Thainá Camargo Tófoli Universidade Estadual de Londrina
  • Álvaro Lorencini Junior Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia de Oliveira Rosa-Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Wagner Roberto do Amaral Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: decolonialidade, metodologias, interculturalidade

Resumo

Este relato de experiência descreve práticas de decolonialidade da Ciência aplicada ao ensino de Ciências da Natureza, direcionado aos estudantes indígenas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A educadora desenvolve metodologias de ensino que articulam conhecimentos científicos a conhecimentos tradicionais indígenas, estes, de grande riqueza cultural e histórica e com grande relevância para o meio ambiente e bem-estar social. As aulas têm como objetivo interculturalizar os temas abordados no Ensino de Ciências da Natureza aos estudantes indígenas da UEL, com o intuito de reafirmar suas culturas e conhecimentos, bem como associá-los às abordagens e metodologias científicas. O trabalho é realizado no corrente ano, durante as aulas de Ciências da Natureza, ministradas no período noturno com duas aulas semanais, por meio da plataforma Google Meet. O Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica para Estudantes Indígenas da UEL é uma modalidade especial de graduação, com duração de um ano, que visa o acolhimento e o fortalecimento da permanência dos estudantes indígenas ingressantes na UEL. É dividido em quatro eixos temáticos, quais sejam: Terra e identidade, Ciência e saúde, Cidadania e sustentabilidade e Cotidiano acadêmico. Em cada eixo, são ministradas aulas associadas a importantes temáticas indígenas condizentes ao eixo, com associações entre a ciências da natureza, o método científico e os conhecimentos indígenas. No eixo Terra e Identidade, exemplificadamente, foram explanadas abordagens científicas sobre: terra, água, ambiente, universo, conservação, identidade, na qual, em cada temática, também ocorreu a integração dos saberes indígenas, embasados em sua cultura, crenças, valores, espiritualidade e observações.

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Publicado
2021-12-17