PODCAST: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E OS IMPACTOS SOCIAIS DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL

  • Bruno de Paula Dantas Ramos de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Daiane Cristina Maria Universidade Estadual de Londrina
  • Joana Dark de Paiva Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Pedro Pessotti Loureiro Universidade Estadual de Londrina
  • André Lopes Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Extensão, Direitos Humanos, Podcast

Resumo

Essa comunicação é o resultado parcial das atividades realizadas pelo subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que na edição de 2020 tem como tema central os Direitos Humanos. A elaboração de um programa de rádio/podcast com o tema da exploração do trabalho infantil no Brasil foi escolhido pelos participantes em comum acordo com as turmas. De acordo com a temática central do PIBID, o trabalho foi desenvolvido focando na conscientização dos ouvintes para as origens históricas do trabalho infantil e as consequências para a saúde física e mental das crianças. O projeto foi feito com a participação dos alunos do oitavo ano que, através da elaboração de exercícios de análise de músicas; leitura de textos e imagens; exibição de filmes e curta metragens, produziram pequenos textos articulando os conceitos e formulando opiniões sobre o tema, cujo resultado foi utilizado para a produção do programa, contemplando a participação dos alunos na gravação. A experiência da produção do programa foi positiva, apesar da baixa adesão dos alunos e das expressivas dificuldades técnicas na criação do conteúdo. Quanto aos poucos alunos que se dispuseram a participar da iniciativa, suas respostas demonstraram uma real capacidade de interpretação do tema proposto e articulação com a realidade. Esperamos que, uma vez disponibilizado online, o programa possa ilustrar a potencialidade da adoção de mídias no ensino, não somente como material didático pronto, mas como uma produção colaborativa entre professores e alunos.

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Publicado
2021-12-17