PRODUÇÃO DE STOP MOTION SOBRE O TEMA DIGESTÃO CELULAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Gabriela Canteiro Figliano Universidade Estadual de Londrina
  • João Caetano Marcuz Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Rodrigues Casoti Universidade Estadual de Londrina
  • Suéllen Rosa de Almeida Polizeli Universidade Estadual de Londrina
  • Yasmin Namie Suzuki Universidade Estadual de Londrina
  • Tânia Aparecida da Silva Klein Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Modelos didáticos, audiovisual, heterofagia

Resumo

O presente trabalho ocorreu por meio do desenvolvimento de um vídeo stop motion sobre o tema digestão celular, um modelo didático para uso no ensino de ciências na educação básica. O uso de modelos didáticos promove o desenvolvimento da capacidade de abstração dos estudantes, sendo benéfico para a compreensão de conteúdos de disciplinas da área de Ciências e Biologia. A partir de técnicas de artesanato e audiovisuais, este trabalho visou ilustrar o processo de heterofagia e digestão celular realizado por uma célula eucariota. A produção se deu no segundo semestre do ano de 2021, como atividade da Disciplina de Práticas Pedagógicas: Modelos Didáticos em Ciências e Biologia, na terceira série do Curso de Ciências Biológicas da UEL. Primeiramente foi estabelecido um roteiro determinando a sequência de ações que seriam realizadas, seguidas pela produção de um modelo de biscuit, arame e papel alumínio. O modelo foi constantemente fotografado, passando por pequenas modificações entre as sequências de captura fotográfica que conferiram sensação de movimento ao produto resultante. Ao fim da sessão, as fotos foram reunidas e colocadas em formato de vídeo. Os procedimentos levam à familiarização com as técnicas empregadas, sendo o produto final um vídeo curto no formato stop motion, com narração em português. A produção de modelos didáticos leva às reflexões sobre a necessidade dos mesmos na prática docente do ensino de ciências e biologia, já que ao desenvolver o produto o autor se coloca no papel do aluno que usará o vídeo como objeto de estudo e aprendizagem.

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Publicado
2021-12-17