PROGRAMA DE APOIO AO DOCENTE E AO DISCENTE: A SAÚDE MENTAL DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

  • Eliza Scruk Sanches Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Lessa Mortari Florencio Universidade Estadual de Londrina
  • Sergio Domingos da Silva Filho Universidade Estadual de Londrina
  • Eduarda Kanashiro Universidade Estadual de Londrina
  • Ligia Maria Facci de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Célia Bueno Rezende Machado Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Saúde Mental, Universidade, Sofrimento Psíquico

Resumo

A Universidade tem uma participação essencial na formação de atores sociais de forma a ser mais humana e inclusiva. Neste contexto se faz necessário o resgate das relações pautadas no respeito e na inclusão da comunidade universitária. O Programa de Apoio Discente e Docente (PADD) tem como objetivo fornecer apoio aos discentes e docentes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) nos casos de violência, abuso, preconceito e sofrimento psíquico. As ações do PADD estão organizadas em eixos, sendo: 1. Acolhimento, orientações gerais, intervenções individualizadas e encaminhamentos; 2. Atividades de promoção e prevenção em saúde mental; e 3. Educação permanente dos docentes e discentes. Atualmente o programa conta com 19 docentes acolhedores e 17 discentes sentinelas pertencentes aos cursos do CCS. O programa disponibiliza por meios digital e físico folder com os nomes e contatos dos docentes acolhedores e a procura pelo acolhimento ocorre de forma espontânea e direta. As atividades de promoção e prevenção de saúde mental ocorrem por meio de oficinas, grupos terapêuticos, rodas de conversas, entre outros. A educação permanente se dá por encontros para discussão de temas, de casos, cursos e treinamentos. Os estudantes sentinelas são capacitados para as ações de promoção de saúde mental, manutenção do ambiente saudável no CCS e observação de estudantes em sofrimento. Dentre as contribuições esperadas do PADD, destacam-se prevenção e promoção da saúde mental da comunidade acadêmica, a formação mais humana e inclusiva dos profissionais da área da saúde e redução do número de casos de sofrimento psíquico.

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Publicado
2021-12-17