PROJETO DE ENSINO CARREIRA JURIDICA IN LOCO

  • Luiz Eduardo Fadoni Sahyun Abdalla Universidade Estadual de Londrina
  • Matheus Panzeri Fasolo Universidade Estadual de Londrina
  • Paula Silva Teixeira Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Kiyosen Nakayama Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Direito, bacharel, compartilhamento, profissão, pesquisa

Resumo

O presente tema trata-se do Programa de Formação Complementar Carreira Jurídica in Loco da Universidade Estadual de Londrina, iniciado em 30 do setembro de 2014, o referido programa auxilia os estudantes do curso de Direito a adentrar no universo jurídico. Nesse sentido, objetiva disseminar as carreiras jurídicas e discutir aos casos práticos com foco na atuação dos profissionais da área jurídica para solução de conflitos. A metodologia utilizada é a empírico-qualitativa. Nesse sentido, tal projeto visa esclarecer aos estudantes universitários o funcionamento das carreiras jurídicas, por meio da apresentação de profissionais aos colaboradores do programa, os quais tomam conhecimento do fenômeno profissional jurídico, por meio do compartilhamento das experiências e situações vivenciadas pelos bacharéis, os quais já integram o mercado de trabalho. Nessa toada, tal fato ajuda o estudante a conhecer os cargos e o mercado de trabalho, facilitando a escolha do colaborador na sua área de atuação. Durante a pandemia do COVID-19, foram realizadas mais de 10 palestras com bacharéis em Direito que apresentaram seu testemunho com enfoque em compartilharem, por quais motivos escolheram determinada carreira. Mas também, demonstraram para os estudantes as dificuldades para conquistar os seus postos de trabalhos, além das suas dificuldades no suas respectivas profissionais. Em suma, as experiências vivenciadas nas últimas explanações feitas pelos bacharéis, tem ensejado um grande interesse por parte dos estudantes de direitos, os quais se encontram nos períodos iniciais do curso, dessa forma o referido projeto tem conseguido transformar seu objetivo fazer-se presente na realidade fática.

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Publicado
2021-12-17