RECONHECENDO A DIVERSIDADE MORFOLÓGICA DAS FLORES EM CASA

  • João Pedro Rocha de Pontes Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Gabriela Tartari Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Botânica, Ciências, Morfologia

Resumo

No ensino de Ciências, o conteúdo de botânica não costuma ser bem visto por muitos alunos e professores, devido ser considerado desconexo com o cotidiano e apresentar complexidade de termos. Além disso, o ensino remoto revelou desmotivação e baixa participação dos alunos pelas aulas, em geral. Com essa motivação, ministrou-se uma aula para despertar nos alunos um novo olhar para esse conteúdo conectando-o a sua realidade, percebendo a diversidade morfológica entre as flores e suas principais estruturas e funções. A aula de 50 minutos foi dividida entre dois alunos do programa Residência Pedagógica, para três turmas de 7º ano através da plataforma Google Meet, seguindo uma sequência de aulas que abrangem conteúdos do Reino Vegetal. A aula expositiva dialogada, iniciou com um dos residentes apresentando slides esquemáticos junto com uma flor do gênero Hibiscus e foi a desmembrando, mostrando e explicando cada uma de suas partes e funções. Em seguida, outro residente mostrou em sua casa uma grande variedade de estruturas florais, evidenciando diferentes tipos morfológicos, uma prática que não poderia ser realizada em sala de aula devido às limitações materiais, revelando um certo potencial da aula remota nesse quesito. Com essa atividade, os alunos se envolveram, questionaram quando necessário, tiraram dúvidas e compartilharam suas experiências pessoais. Também, demonstrou-se bastante positiva de modo a dar uma nova percepção de mundo ao aluno, observando de modo mais questionador sua realidade, e uma forma de aproximar a relação entre o aluno e professor através da troca de experiências.

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Publicado
2021-12-17