REFLEXÕES SOBRE A VIVÊNCIA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Mateus Vieira Bueno de Moraes Universidade Estadual de Londrina
  • Isabela Gualberto Universidade Estadual de Londrina
  • Joana Luisa Silva Mendonça de Angelo Universidade Estadual de Londrina
  • Gisele Franco de Lima Santos Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino remoto, formação inicial, educação física, PIBID

Resumo

O programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) proporciona aos alunos de graduação, o acompanhamento de professores já formados em seu cotidiano na docência. Por ser aluno participante deste programa, relato aqui a realidade de participar desta iniciativa por meio de análise pessoal, a respeito do cotidiano das aulas de Educação Física de uma escola municipal de Londrina no Paraná, em momentos de aulas remotas, em razão da Pandemia COVID-19. A qual trouxe uma nova realidade escolar. Alunos e professores se comunicavam via internet e adaptações foram feitas de maneira apressada. Em um primeiro momento, o ensino remoto aconteceu por meio de comunicação via WhatsApp, onde as aulas eram gravadas pela professora e as atividades eram encaminhadas pelos pais dos alunos. No início do segundo semestre do ano de 2021, aderiu-se a plataforma de ensino Google Classroom, em que as reuniões eram via chamada de vídeo, e as atividades foram melhor organizadas. Após nossa análise, concluímos que o ensino remoto apesar de forçado por meio da pandemia, trouxe perspectivas diferentes para a formação dos alunos participantes do PIBID, uma vez que o programa remotamente nunca tinha sido vivenciado por ninguém.

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Publicado
2021-12-17