RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO CONTEXTO REMOTO

  • Nicole Fernandes Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Viviane Aline Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Débora Luise Souza Xavier Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: UEL, PIBID, Educação, Ensino superior, Docência, Espanhol

Resumo

Neste trabalho comentamos a experiência realizada pelos alunos do curso de Letras Espanhol no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)/UEL 2020, que tem como finalidade incentivar a formação de docentes em nível superior e o aprimoramento da educação básica. Nosso objetivo neste trabalho é mostrar a importância de projetos como este, e sua relevância mesmo no contexto de pandemia, e com isso, compartilhar como foi a experiência de produzir atividades didáticas e participar de aulas de língua espanhola no Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM) de escolas estaduais vinculadas ao programa, no contexto remoto, entre março e outubro de 2021. Para isso, foram reunidos alguns depoimentos dos bolsistas participantes para serem compartilhados, contextualizando-os com os desafios, expectativas e realidades que foram percebidos durante o programa, bem como analisando as adaptações e intervenções realizadas por meio de ferramentas digitais como o Jamboard para superar tais desafios. Em conclusão, serão partilhados os resultados positivos obtidos a partir das trocas de aprendizagem com orientação, coordenação e bolsistas, assim como, os estudos e práticas de novas ferramentas online e como tais instrumentos poderiam ser aplicados em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-17