RELATO DE UMA AULA SOBRE CETÁCEOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Isadora Valentina Portela Mendes Universidade Estadual de Londrina
  • Nicoly Fonsesa da Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Rodrigo Pessoa Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana A. Bologna Soares de Andrade Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Cetáceos, Biodiversidade

Resumo

No Ensino de Ciências, o tema reino animal muitas vezes é abordado somente de forma expositiva e deixando de lado muitos exemplos da biodiversidade e conservação dentro dos reinos trabalhados, prevalecendo o ensino tradicional e a memorização dos conceitos. Dessa forma, foi proposta uma aula interativa dentro dos conteúdos de Biologia Marinha, com o enfoque no grupo dos cetáceos, um tema pouco abordado pelos professores nas escolas. O tema do ponto de vista da conservação da biodiversidade marinha, é extremamente importante, haja visto que o grupo se encontra em risco de extinção. Devido a situação da pandemia do covid-19, a aula foi ministrada via meet para os 6º e 7º anos, abordando a classificação do grupo dos cetáceos, as características gerais, as rotas migratórias, a conservação e curiosidades dentro do grupo. A aula foi iniciada com uma atividade lúdica com a música “rock da baleia” do instituto Australis focando na Baleia-franca-austral (Eubalaena australis), encontrada em grande parte do território brasileiro época reprodutiva. A música foi utilizada para introduzir o tema, trazendo novos conceitos, motivando os alunos a participarem da aula. Ao final da aula, foi realizado um quizz online para a compreensão do conteúdo. Em conclusão, a aplicação do grupo dos cetáceos, saindo da aplicação padrão dos conteúdos, foi bastante produtiva devido a interação por parte dos alunos, muito em decorrência da curiosidade dentro do assunto novo, que foge do padrão dos conteúdos de sala de aula e efetiva-se como uma estratégia motivacional para aprendizagem de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-20