RELEXÕES SOBRE O ENSINO DO CANTO DURANTE A PANDEMIA

  • Paulo Dolens Claro de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Heloiza de Castello Branco Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: canto, ensino virtual, pandemia pelo covid-19

Resumo

O surto do vírus COVID-19 causou uma pandemia global em 2020, provocando o fechamento de Escolas e Universidades. Educadores musicais buscaram ferramentas tecnológicas que pudessem ser utilizadas para dar continuidade às atividades de ensino de canto. Os benefícios do canto para a saúde mental são notórios, principalmente em resposta a eventos adversos. Em meio a um período pandêmico que impõe isolamento físico e social, é oportuno analisar até que ponto as funções da música e suas representações se fazem necessárias. Cabe também refletir sobre os impactos da virtualização no ensino de canto e como isto afetou os cantores. O registro destas experiências de alunos e educadores, constituem dados a serem utilizados em modelos de ensino que se beneficiem futuramente das tecnologias deste novo território virtual. Utilizei neste estudo, artigos que relatam experiências de ensino de canto antes e durante a pandemia e bibliografia sobre o território virtual (Ciberespaço e Cibercultura). O Projeto de Ensino ‘Reflexões em torno da formação do professor de canto na Licenciatura em Música’, que participo, contribuiu com material teórico e conhecimento sobre o tema abordado. Acreditamos que o ensino de canto virtual não substitui a experiência do presencial, no entanto, aspectos positivos podem ser aproveitados para o ensino e criação musical pós-pandemia.

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Publicado
2021-12-20