RESIDÊNCIA PEDAGOGICA: DIFERENTES OLHARES, EXPERIÊNCIAS E NOVAS POSSIBILIDADES PARA A DOCÊNCIA

  • Ynara Victoria Borges Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Dirce Aparecida Foletto de Moraes Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência Pedagógica, Aulas on-line, Intervenções, Plano de aula MMD

Resumo

Sabe-se que a formação inicial dos estudantes de pedagogia é essencial para que se tenha uma prática docente consolidada por meio de teorias e das experiências na realidade que os cercam. Desta forma, por meio do Programa da Residência Pedagógica UEL/CAPES segunda edição 2020/2021, vinculado ao curso de Pedagogia do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, este trabalho tem como objetivo elucidar as aprendizagens a partir das experiências ao longo da Residência Pedagógica por meio das intervenções realizadas com os estudantes da educação infantil. As intervenções se deram por meio da turma EI6 do Centro Estadual de Educação Infantil da UEL - Campus, contando com o total de 17 estudantes que participaram das aulas on-line com o apoio da plataforma digital Google Meet. As aprendizagens adquiridas ao longo do Programa da Residência Pedagógica por meio das trocas de diálogos, experiências e intervenções oportunizou a compreensão sobre a importância da utilização das tecnologias digitais na sala de aula como estratégia metodológica, constatar que o planejamento deve ser flexível, bem como refletir sobre a prática docente, desafios e possibilidades, pensar e realizar análises sobre diferentes teorias da educação percebendo a filosofia de cada uma e os seus impactos na formação dos estudantes e sobretudo a análise do currículo que norteia a prática do professor e carrega consigo uma concepção de formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-20