SER OU NÃO SER PROFESSOR? IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, DO PIBID E DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CIÊNCIAS SOCIAIS NA PERMANÊNCIA E NA IDENTIDADE DOCENTE

  • Leonardo Augusto de Campos Universidade Estadual de Londrina
  • Ângela Maria de Sousa Lima Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: formação de professores, iniciação à docência, políticas públicas

Resumo

Objetiva-se apresentar alguns aspectos da pesquisa em andamento “Ser ou não ser professor? Impactos das políticas públicas educacionais, do Pibid e da Residência Pedagógica/Ciências Sociais na permanência e na identidade docente”, que busca investigar as diferentes experiências de Iniciação à docência nas Ciências Sociais, por meio da análise de documentos e materiais produzidos pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia (LENPES), pelo Fórum Permanente dos Cursos de Licenciatura (FOPE) e pelos programas de incentivo à docência apoiados pela Capes. O trabalho também almeja, com a aplicação de questionário survey, pesquisar o processo de formação docente na pandemia da Covid-19 e os impactos de políticas públicas educacionais na formação da identidade dos licenciandos. Para isso, nossos esforços voltam-se mais especificamente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica (RP), com intenção de compreender a trajetória do licenciando até o tornar-se professor, refletindo sobre a ação simbólica do rito de passagem discente-docente, considerando a teoria da estruturação de Anthony Giddens e o conceito de campo educacional em disputa de Pierre Bourdieu. Por fim, investigando as relações entre políticas públicas e a formação de professores na UEL, a pesquisa objetiva compreender a importância do financiamento público destes programas na permanência de licenciandos nesta universidade, aspecto que ganha ainda mais relevância em meio às crescentes desigualdades sociais e educacionais potencializadas na pandemia da Covid-19 no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-20