USO DE REDES SOCIAIS PARA AUXÍLIO NO ENSINO MÉDICO EM PNEUMOLOGIA

  • Fabio Augusto Joinhas Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Felipe Pires de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Alcindo Cerci Neto Universidade Estadual de Londrina
  • Fátima Mitsie Chibana Soares Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: semiologia pulmonar, ensino médico, redes sociais

Resumo

Introdução: Com a modernização nas práticas de ensino em saúde, a utilização de novas ferramentas, como as redes sociais, tem se mostrado inevitável. O ensino em pneumologia ainda por redes sociais é incipiente, podendo ser ampliado e melhorado para fins didáticos. Objetivo: Proporcionar à população acadêmica, com enfoque no ensino médico, informações teóricas acerca da pneumologia em redes sociais, desde prevenção a patologias específicas. Metodologia: Utilizando as plataformas on-line das redes sociais Facebook e Instagram, o Grupo Pulmonare têm feito diversas postagens a fim de divulgar informações científicas voltadas ao campo da pneumologia. Os posts são feitos com frequência, variando de semanalmente a mensamente, desde 2018, nos formatos em post único, carroceis ou reels (vídeos). Neste período de pandemia foram feitas diversas postagens referentes ao COVID-19, contemplando prevenção, quadro clínico e vacinação. Resultados: Mesmo com um alcance limitado por conta do algoritmo das redes sociais, ainda sim os posts alcançam uma parcela considerável de usuários das mesmas. Os reels demonstrativos, por exemplo, alcançaram quase 5000 visualizações. Considerações Finais: As redes sociais têm se mostrado uma ferramenta útil a ser utilizada em prol do ensino médico em pneumologia, divulgando de maneira didática e concisa os pontos principais que o estudante de medicina mais utiliza, de forma ética e respeitosa. Com ampliação do uso de novas tecnologias em ensino médico, se faz necessário o aprimoramento no uso das redes sociais alcançando também a população geral que se beneficiaria com essas informações.

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Publicado
2021-12-20