VIVÊNCIAS COLABORATIVAS EM ARTE AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS ANCESTRAIS

  • Gustavo Bernardo da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Henrique Jun Yoshida Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo Firmino de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Formação de Professor, Arte Afro-Brasileira, Educação Infantil, Material Educativo

Resumo

A história da Arte e da Cultura Afro-Brasileira, embora esteja em diretrizes curriculares, invariavelmente é trabalhada a partir de estereótipos, o que não contribui para uma formação crítica de nossas crianças. Além disso, nas escolas municipais de Londrina não há Professores de Arte, o que nos levou a desenvolver algumas propostas e materiais de apoio sobre a cultura Afro-Brasileira. Objetivo: produzir materiais de apoio pedagógico para quatro Professoras que atuam no P5, visando a ação e reflexão com as crianças sobre o título “Caminhos Ancestrais”, bem como a avaliação das propostas realizadas por nós. Metodologia: foram feitas pesquisas teóricas sobre culturas Africanas e Afro-Brasileiras na perspectiva descolonial. Desenvolvemos um plano de aula com duas propostas de ação que integravam várias linguagens da Arte, com vídeo de apoio ilustrando os procedimentos. Os materiais desenvolvidos estão sendo aplicados pelas quatro professoras no presente mês de novembro de 2021. Resultados: uma educadora relatou que as atividades foram satisfatórias, pois envolveram vários setores da escola, assim como as famílias dos estudantes. Os objetivos previstos no plano de aula foram executados. Conclusões: a proposta revelou a importância do projeto da disciplina de estágio não formal sobre cultura Afro-Brasileira para o ensino público infantil. Importante ressaltar a adaptação que as professoras fizeram para suas respectivas escolas, potencializando ainda mais as atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-20