VIVÊNCIAS E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO E HÍBRIDO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Erik de Araujo Domingues Universidade Estadual de Londrina
  • Evelin Evelin Barradas Favacho Universidade Estadual de Londrina
  • Heloisa Chanan Cavalcanti dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Vanessa Helena Duarte Bezerra Universidade Estadual de Londrina
  • Camila Christiane Clivati Sodré Universidade Estadual de Londrina
  • Lilian Kemmer Chimentão Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: PIBID, Ensino de Língua Inglesa, Ensino Remoto e Híbrido

Resumo

O trabalho busca compartilhar experiências e atividades realizadas por “pibidianos” de Letras Inglês durante os anos de 2020 e 2021, período no qual as atividades da rede estadual de ensino foram realizadas remotamente e, eventualmente, na modalidade híbrida. Trata-se de um relato de caso, apresentando o que aprendemos nesse período, os desafios e vantagens das modalidades e ferramentas utilizadas na educação durante a pandemia. A observação de aulas e atividades foram realizadas no Centro Estadual de Educação Profissional Prof.ª Maria do Rosário Castaldi, Londrina - PR. Durante o período de participação da realidade escolar, reuniões semanais e feedback da professora supervisora e dos colegas quanto à utilização de ferramentas digitais para produção de materiais didáticos (Liveworksheets, Kahoot, Quizizz, etc.) e aos planos de aula para melhorar o engajamento dos alunos nas aulas, principalmente, no modo remoto, foram de extrema importância para nosso desenvolvimento docente, tornando-nos mais conscientes da necessidade de se considerar o perfil dos estudantes e o contexto de ensino. Como ferramenta de aprendizagem e de registro foram utilizados diários de regência/observação e portfólio individual. Apesar da falta de experiência de todos em contexto remoto, consideramos a experiência bem sucedida devido à adaptação do ensino mediante o uso de ferramentas pouco conhecidas antes do ensino remoto, como quizzes e jogos interativos digitais, que permaneceram em utilização durante o ensino híbrido. Os alunos interagiam, conforme se adaptavam, permitindo que as aulas fluíssem. Com o retorno do ensino presencial, não foi possível acompanhar se as ferramentas utilizadas anteriormente continuaram em uso.

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Publicado
2021-12-20