A COMPREENSÃO LEITORA DE ESTUDANTES DO CURSO DE BIOTECNOLOGIA POR MEIO DO GÊNERO “MAPA CONCEITUAL”: UM ESTUDO DE LETRAMENTOS

  • Isadora Aviles Cabrera Nuvoli Correia Universidade Estadual de Londrina
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: letramentos acadêmicos, gênero textual, biotecnologia, mapa conceitual

Resumo

O campo de estudo de letramentos vem ganhando maior foco devido à necessidade de práticas de leitura e escrita no ensino superior. Esse fortalecimento se faz necessário a cada ano, uma vez que é essencial desenvolver práticas de leitura e escrita recorrentes na universidade; no caso deste estudo, as práticas envolvidas no contexto da Biotecnologia. Assim, são objetivos deste trabalho: a) analisar as características do gênero mapa conceitual e, b) avaliar mapas conceituais produzidos por alunos do primeiro e segundo anos do curso de Biotecnologia da Universidade Estadual de Londrina. A metodologia utilizada para alcançar o primeiro objetivo foi a análise dos elementos constitutivos e das características do gênero mapa conceitual por meio do modelo didático do gênero mapa conceitual (MACHADO, CRISTOVÃO, 2006). Sobre o segundo objetivo, buscamos descrever a oficina intitulada “Biotecnoleitura: oficina de produção de mapas conceituais (BIOMAC)”, realizada virtualmente num período de 8 semanas, nos meses de março a maio de 2022, sendo o público-alvo estudantes do 1º e 2º ano do ensino superior em Biotecnologia da Universidade Estadual de Londrina. Também foi possível coletar dados a partir da verificação dos mapas conceituais elaborados pelos/as estudantes e a explicitação da rubrica de análise. Finalmente, constatamos que o mapa conceitual possui características próprias em relação à estrutura, modo de leitura, utilização de proposições e hierarquia. Além disso, foi possível visualizar uma compreensão maior sobre o gênero textual mapa conceitual por parte dos/as estudantes, que demonstraram uma maior compreensão dos textos oferecidos ao longo dos encontros com a utilização dos mapas conceituais.

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Publicado
2023-01-13