A CONSCIENTIZAÇÃO DEMOCRÁTICA DA PLATAFORMA TIKTOK

  • Maria Eduarda Marcelino de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Marina Pereira Ticianelli Universidade Estadual de Londrina
  • Yasmim Alves Pereira Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Rahal de Figueiredo Borchardt Universidade Estadual de Londrina
  • Juliana Kiyosen Nakayama Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Acessibilidade, Poder Judiciário, Mídia digital, Constituição

Resumo

O Supremo Tribunal Federal (STF) está na rede social TikTok, o qual de acordo com o site da G1 possui uma estimativa de 1 bilhão de usuários ativos por mês, o STF com a conta criada em julho de 2021, apresentando 182 vídeos, 52 mil seguidores e cerca de 416 mil curtidas no período do dia 02;10;2022. Compreende-se que o objetivo da conta se volte a promover uma comunicação do STF com a sociedade, de forma clara, acessível e instantânea, com questões do cotidiano do poder judiciário, além de combater as Fake News existentes. O trabalho foi realizado com base numa metodologia empírica, por meio de pesquisas realizadas na própria plataforma digital TikTok. Os vídeos podem ser divididos em 4 perspectivas, a primeira de informações e curiosidades sobre a Constituição e a história brasileira; a segunda sobre o cotidiano e a visitação pública a sede; a outra aborda sobre questões de liberdade de expressão e de diversidades; e a última voltada para uma parte mais social, com trends do próprio aplicativo, participações com os cães policiais e convidados. Uma das conquistas foi em 2022, com o projeto “STF no tiktok”, que venceu o XX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça na categoria Mídia Social. Assim, a aproximação do órgão com a população, engajou um maior número de pessoas para temas importantes como o Direito, a cidadania e a democracia, tudo por meio de sua liturgia própria com linguagens mais simples, uso de edições, efeitos, animações, gírias e músicas populares.

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Publicado
2023-01-13