A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA PARA O MANEJO DO PSICÓLOGO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DE DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Resumo
A Neurociência estuda o sistema nervoso e seu funcionamento. Dentre as áreas de conhecimento que essa ciência tem interlocução está a Psicologia e a Educação. Assim, conhecer o processo de desenvolvimento humano, como se dá o aprendizado e as alterações cerebrais e, ou funcionais que possam ocorrer durante a vida do individuo, como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), é imprescindível para o psicólogo. Para tanto, os objetivos dessa investigação foram o de (1) compreender o TDAH e as áreas cerebrais envolvidas e (2) entender qual é a função do psicólogo escolar no manejo do TDAH no contexto de inclusão escolar. A metodologia baseou-se em pesquisa nas bases de dados SCIELO, CAPES/MEC, Google Acadêmico e PubMed/MEDLINE. Para a busca foram considerados os descritores: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, neurociências, transtornos de desenvolvimento, psicólogo escolar, crianças e adolescentes, Attention deficit hyperactivity disorder, neurosciences, developmental disorders, school psychologist, children and adolescents, bem como livros e capítulos de livros. Os resultados mostraram que o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento e parece existir uma disfunção na neurotransmissão da dopamina e noradrenalina, principalmente, em regiões cerebrais que abrangem a área frontal, regiões subcorticais e límbica. Portanto, essa forma de funcionamento pode impactar a maneira como as crianças e os adolescentes aprendem, sendo assim, abarcar esse conhecimento, proveniente da neurociência, auxiliará o psicólogo escolar a assessorar a família no arranjo de contingências ambientais, e juntamente com a equipe pedagógica buscar ferramentas que promovam o aprendizado dos estudantes com TDAH, dentro da concepção inclusiva.