A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE: CONTRIBUIÇÕES EM MEIO AOS DESAFIOS DA ATUALIDADE
Resumo
Este trabalho visa compreender a proposta de Paulo Freire acerca da educação como prática da liberdade e sua relevância em meio aos desafios da atualidade. O problema norteador da pesquisa almejou perceber de que modo a educação como prática da liberdade pode contribuir para o desenvolvimento da criticidade e da conscientização do sujeito em meios aos desafios da atualidade? A presente pesquisa objetivou analisar a concepção da educação como prática da liberdade, bem como refletir sobre as possibilidades de enfrentamento dos desafios atuais da educação. Este trabalho de cunho bibliográfico pautou-se especificamente nas obras de Freire (1994) e (2006). Esse estudo almeja compreender sua obra com base na formação educacional plena e cidadã do sujeito para exercer sua criticidade em meios aos desafios da atualidade, analisando simultaneamente as taxas de analfabetismo presentes no país e sua relação com a ingenuidade do sujeito para que este exerça plenamente sua práxis democrática.