A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RESSIGNIFICAÇÕES DO OBJETO DO RP-INGLÊS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

  • Michele Salles El Kadri Universidade Estadual de Londrina
  • Gabrieli Rombaldi Universidade Estadual de Londrina
  • Pedro Americo Rodrigues Santana Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: formação de professores, formação do professor-pesquisador, residência pedagógica

Resumo

O Programa residência pedagógica tem como premissa uma formação integral, de modo a propiciar que egressos de licenciaturas desenvolvam “habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica” (CAPES, 202?). Partindo desse pressuposto, a área de Língua Inglesa do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UEL defende e tem atuado em prol de uma integração de atividades de ensino e pesquisa ao longo do currículo (ORTENZI, 1997; MATEUS, 2005; EL KADRI, 2014, FIORI, 2016), de modo a formar profissionais capazes de se auto confrontar e propor intervenções sobre suas práticas docentes. No ano de 2020, o programa ocorreu na modalidade remota emergencial, transformando as ferramentas, os participantes e o objeto da atividade. Nesse contexto, lançamos o livro “English language teaching and learning: pedagogical experience during teaching practicum in remote context in public schools” (EL KADRI, et al. 2020), fruto das pesquisas em sala de aula realizadas nesse contexto e que refletem experiências e reflexões possibilitadas pela prática exercida no âmbito da RP. Nesta comunicação, apresentamos os capítulos produzidos pelos residentes e tecemos considerações sobre o processo de ser professor/pesquisador. Ao analisar os textos produzidos pelos alunos ancorados na teoria da atividade (ENGESTROM, 2015), podemos observar a ressignificação do objeto de ensino de inglês, novos entendimentos sobre as ferramentas e sobre as identidades docentes performadas.

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Publicado
2023-01-13