A IMPORTÂNCIA DE GÊNEROS TEXTUAIS E DISCURSIVOS NO ENSINO DA LÍNGUA (GEM)

  • Íris Ribeiro Gomes Redondoq Universidade Estadual de Londrina
  • Luciana Tabosa Universidade Estadual de Londrina
  • Andreia Malheiros da Cunha Santana Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: gêneros textuais e discursivos, ensino da língua (gem), contexto sociocomunicativo

Resumo

Com aporte teórico em Marcuschi, Bakhtin, nos PCNs e na BNCC acerca dos gêneros textuais e discursivos, pretende-se demonstrar a importância destes no processo de ensino-aprendizagem da língua (gem) em contexto sociocomunicativo, a fim de analisar a efetividade dessa metodologia de ensino. O trabalho foi realizado no 2º CPM, por meio do estágio do Programa de Residência Pedagógica e desenvolvido entre 2021 e 2022 em turmas de 9º ano do EF (ensino remoto) e 3º do EM (ensino presencial). Nestas turmas foram ministrados conteúdos de gênero textual jornalístico e gêneros e tipologias textuais, respectivamente, ressaltando a importância da leitura e da oralidade, uma vez que estão presentes em contextos sociocomunicativos. É por meio deles, portanto, que se desenvolve opiniões e reflexões críticas em relação à sociedade. Pois, assim como estabelece os quatro eixos do ensino definidos pela BNCC – a leitura, a produção escrita, a oralidade e a análise linguística – e os objetivos de ensino presentes nos PCNs, é a partir do estudo da língua (gem) com o uso de gêneros que se torna possível aprender e compreender os papéis sociais do indivíduo. Ademais, segundo Bakhtin (1997) e Marcuschi (2003), os gêneros têm um papel importante no desenvolvimento das competências que envolvem interação social. Nesse sentido, os gêneros textuais e discursivos são fundamentais para o ensino da língua (gem), uma vez que nos textos é possível encontrar todas as práticas de linguagem propostas pelos documentos, as quais são imprescindíveis na formação das competências linguísticas, comunicativas e discursivas.

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Publicado
2023-01-13