A META PESQUISA-AÇÃO EXPLORATÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS-PESQUISADORES/AS DE LÍNGUA INGLESA

  • Pedro Americo Rodrigues Santana Universidade Estadual de Londrina
  • Isadora Teixeira Moraes Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: pesquisa-ação exploratória, formação de professores/as, língua inglesa

Resumo

A “Oficina de Iniciação à Docência: Pesquisa de Sala de Aula” é uma disciplina do 3o ano da graduação em Letras Inglês da UEL, cujo objetivo é preparar professores/as de inglês para serem capazes de problematizar e intervir em suas práticas docentes (GIMENEZ, 1998; SIMÃO, 2007; GAMERO, 2011) por meio da pesquisa ação-exploratória (SMITH; REBOLLEDO, 2018). Como ministrantes da Oficina, nesta comunicação, apresentamos as estratégias pedagógicas empregadas na disciplina, incluindo uma pesquisa-ação exploratória da própria Oficina como uma abordagem de ensino. Isto é, os/as alunos/as foram convidados/as a dar feedback sobre a metodologia e materiais utilizados ao longo do ano letivo. Deste modo, buscamos salientar o papel da agência do aprendiz na tomada de decisões e construção conjunta da proposta. Esse papel é importante em uma licenciatura visto que o preparo do/a professor/a ocorre em contexto similar àquele em que ele/a irá atuar, portanto, é preciso haver coerência entre o que se faz e o que se espera do/a futuro/a professor/a (BRASIL, 2002). Ilustramos a proposta com exemplos de atividades, sugestões de intervenção e o questionário de avaliação da disciplina. Consideramos as intervenções realizadas como positivas, visto que propiciaram um espaço dialógico de fazer pesquisa em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-01-13