A META PESQUISA-AÇÃO EXPLORATÓRIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS-PESQUISADORES/AS DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
A “Oficina de Iniciação à Docência: Pesquisa de Sala de Aula” é uma disciplina do 3o ano da graduação em Letras Inglês da UEL, cujo objetivo é preparar professores/as de inglês para serem capazes de problematizar e intervir em suas práticas docentes (GIMENEZ, 1998; SIMÃO, 2007; GAMERO, 2011) por meio da pesquisa ação-exploratória (SMITH; REBOLLEDO, 2018). Como ministrantes da Oficina, nesta comunicação, apresentamos as estratégias pedagógicas empregadas na disciplina, incluindo uma pesquisa-ação exploratória da própria Oficina como uma abordagem de ensino. Isto é, os/as alunos/as foram convidados/as a dar feedback sobre a metodologia e materiais utilizados ao longo do ano letivo. Deste modo, buscamos salientar o papel da agência do aprendiz na tomada de decisões e construção conjunta da proposta. Esse papel é importante em uma licenciatura visto que o preparo do/a professor/a ocorre em contexto similar àquele em que ele/a irá atuar, portanto, é preciso haver coerência entre o que se faz e o que se espera do/a futuro/a professor/a (BRASIL, 2002). Ilustramos a proposta com exemplos de atividades, sugestões de intervenção e o questionário de avaliação da disciplina. Consideramos as intervenções realizadas como positivas, visto que propiciaram um espaço dialógico de fazer pesquisa em sala de aula.