APLICAÇÃO DE AULAS PARA SOFTWARE DE GEOPROCESSAMENTO QGIS NO GRUPO PET
Resumo
O PET como educação tutorial se fundamenta na horizontalidade do conhecimento em que estudantes aprendem ao ensinar e ensinam ao aprender, com bem colocou o mestre Paulo Freire, em sua pedagogia da autonomia. Nesse sentido, relatamos a experiência de uma aula de Geotecnologias ofertada por um estudante do PET de Geografia para os demais estudantes desse grupo, para a produção de cartas topográficas com software de geoprocessamento Qgis. O objetivo foi elaborar produtos cartográficos e auxiliar os estudantes no uso de ferramentas que servem de base para diferentes atividades acadêmicas. Partimos da pesquisa bibliográfica, após, iniciamos a aula com apresentação prévia dos conceitos, posteriormente se deu o trabalho prático de confecção dos produtos cartográficos com o software de geoprocessamento Qgis, cujos dados cartográficos foram retirados do IBGE, SIGLON e INPE. Os estudantes produziram dois mapas de uma delimitação escolhida livremente, um mapa de localização e um mapa hipsométrico com as curvas de nível e cursos dos rios. Este trabalho foi importante para a fixação e prática das atividades desenvolvidas nas disciplinas do curso de Geografia, além de complementar com a proposição de exercícios que não são ofertadas na matriz curricular do referido curso, mas que são essenciais para a prática profissional. O desenvolvimento dos softwares de geoprocessamento trouxe um novo contexto para o curso e a atuação profissional do futuro Geógrafo. A busca pelo conhecimento desta nova forma de aplicação da Geografia pode abrir portas profissionais futuras, além de ajudar o estudante-pesquisador no decorrer da sua graduação.