ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS NO ESTUDO DA SEMIOLOGIA RESPIRATÓRIA
Resumo
As doenças respiratórias representam importante causa de morbimortalidade em todo o mundo, principalmente nos últimos anos, com o surgimento da COVID-19. Pensando nisso, o aprimoramento dos conhecimentos de semiologia respiratória dos estudantes de medicina, inserindo-os no cenário prático de ensino das doenças respiratórias, torna-se de imprescindível. O projeto objetiva conferir aos graduandos de medicina a possibilidade de ampliar seus conhecimentos em semiologia respiratória no ambiente ambulatorial, apresentando as necessidades reais dessa população. Através do projeto “SEMIOLOGIA RESPIRATÓRIA EM AMBIENTE AMBULATORIAL - ENSINANDO E PRATICANDO”, criado em 2017, os membros do Grupo Pulmonare (alunos do primeiro ao quarto ano de medicina) participam, quinzenalmente, de apresentações de tema que abordam as principais doenças respiratórias. Além disso, atuam ativamente no Ambulatório de Especialidades do HU de Londrina, prestando, semanalmente, atendimento aos pacientes da pneumologia geral e realizando a discussão dos casos com os médicos docentes, que se dispõem ao ensinamento dos fundamentos básicos de realização e interpretação dos exames da pneumologia. Desde seu início, o Grupo Pulmonare é composto por aproximadamente 30 alunos. Considerando o controle rigoroso de presenças, cada aluno participa das atividades práticas pelo menos quatro vezes em um mesmo semestre. Assim, é garantido que todos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos nas apresentações de tema. Diante da importância das doenças respiratórias em um cenário mundial, a atividade prática em ambulatório mostra-se uma ferramenta útil no ensino médico em pneumologia. O atendimento ambulatorial assegura diversas vantagens aos colaboradores ao ampliar os conhecimentos teórico-práticos do estudante de medicina.