ATLAS DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA COMO ESTRATÉGIA DE METODOLOGIA ATIVA EM AULAS PRÁTICAS

  • Nathália Miasato Pimont Universidade Estadual de Londrina
  • Erislaine Augusta Portes Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Carolina Cavallieri Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Pinto-Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Mitsuka-Breganó Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino, Medicina Veterinária preventiva, parasito

Resumo

Na área da saúde, para a formação de bons profissionais, é indispensável uma abordagem pedagógica que consiga ir além da memorização excessiva do conteúdo e que seja capaz de promover o desenvolvimento de pensamento crítico e capacidade de solucionar problemas. O uso da metodologia ativa mostrou-se eficiente, ao propor a superação das práticas de ensino tradicionais, posicionando o aluno como corresponsável de sua formação e o professor, um facilitador de sua jornada educacional. Tendo em vista a importância de novas formas de ensino e abordagem de conteúdo, o presente projeto teve como objetivo criar material para auxiliar os alunos de Medicina Veterinária de uma forma visual, dinâmica e facilitada, no aprendizado da parasitologia veterinária.  Foram analisadas e selecionas lâminas dos principais parasitos encontrados na casuística de atendimento no hospital veterinário e recepcionados no Laboratório de Parasitologia Veterinária da Universidade Estadual de Londrina, através do software CellLens, realizou-se a fotodocumentação. A organização das fotos e textos foi feita por meio do software Word, no qual um total de 29 parasitos foram catalogados e identificados com informações biológicas, morfológicas, bem como taxonômicas. Pretende-se no próximo semestre apresentar o atlas como material complementar no ensino da parasitologia veterinária e espera-se auxiliar no aprendizado e fixação de conteúdo.

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Publicado
2023-01-16