CASOS PRÁTICOS INTERDISCIPLINARES: UMA NOVA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Resumo
Um dos desafios mais relevante dos processos de ensino-aprendizagem dos bacharéis em Administração é o combate à fragmentação do conhecimento e a reintegração dos saberes em espaços criativos, visando cumprir a função da universidade de preparar o estudante para a atual sociedade e para este tempo histórico. O objetivo desse trabalho é apresentar as práticas pedagógicas interdisciplinares desenvolvidas no curso de graduação em Administração da UEL alicerçadas em espaços de aprendizagem diferenciados e casos reais, por meio de metodologias ativas e inovações nas metodologias de ensino-aprendizado. O trabalho, embasado numa perspectiva de aprendizado socioconstrutivista-interacionista, é do tipo descritivo sendo estruturado a partir dos cinco elementos da educação propostos por Novak (2010): o estudante, o docente, o conhecimento, o contexto e a avaliação. A proposta pedagógica foi aplicada no ano letivo de 2021 junto a três turmas de estudantes do último ano curricular do curso. Os resultados evidenciam que a ação didático-pedagógica interdisciplinar contribuiu para a redução de importantes fragilidades encontradas no diagnóstico realizado em 2019 pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso, entre elas a diminuição da defasagem e desconexão com o mercado de trabalho; maior articulação de fundamentos teóricos e empíricos da ciência administrativa integrando múltiplos saberes; melhor integração e engajamento de docentes num trabalho conjunto; desenvolvimento de novas competências e habilidades; maior permeabilidade para discussão de assuntos contextuais; ampliação no uso de novas técnicas e práticas de ensino com maior renovação de recursos metodológicos e expansão da oferta de estudos focados em problemas práticos.